domingo, 5 de abril de 2009

Uma pergunta recorrente...

Será que todos os nossos problemas com distribuição elétrica chegaram ao fim quando adotamos o cam loc  como plug e principalmente quando abolimos a conexão por "boca de cobra"?
Está é uma pergunta recorrente, que muitas vezes tenho tentado me responder sem muito sucesso. Em uma pesquisa rápida a sítios de fabricantes gringos de equipamentos elétricos para cinema, vejo o sistema cabeça de cobra e o cam loc convivendo harmonicamente. E me lembro das ultimas vezes que precisei fazer um sistema elétrico complexo onde o cabeça de cobra, apesar de inseguro, é mais ágil e permite com mais facilidade derivações e duplagem de condutores. Enquanto o sistema cam loc é extremamente seguro, mas da maneira como esta diponível no nosso mercado, permanece burocrático e desenhado para uso limitado, em termos de potência. Se penso no número cada vez maior de adaptadores necessários para um sistema cam loc funcionar, bem então minha pegunta inicial fica mais longe ainda de ter uma resposta. 
Penso que é de responsabilidade dos técnicos o parecer final sobre a funcionalidade de um equipamento ou sistema, independente de seu preço ou procedência.